O Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Estado do Rio de Janeiro (Creci-RJ) traz importantes esclarecimentos à direção da novela “Insensato Coração” sobre cenas que foram ao ar no capítulo do último dia 17 de fevereiro, em que uma personagem da trama, que faz o papel de uma corretora de imóveis, tem um comportamento inadequado para um profissional da intermediação imobiliária.
Em uma das cenas, ao mostrar um imóvel à venda para o cliente, a referida personagem dá todos os indícios de uma “relação sexual” com o mesmo. É importante frisar que há uma divisa importante entre a individualidade da personagem e sua conduta profissional. A questão central é que a cena ocorre em um apartamento que a corretora obteve a autorização do proprietário para visitação, ficando claro então que a propriedade é de uso exclusivo para fins profissionais, tendo assim a profissional total responsabilidade sobre o imóvel durante sua permanência no mesmo.
A veiculação das referidas cenas gerou diversas reclamações dos corretores de imóveis, que enviaram e-mails para o Creci-RJ. Os profissionais argumentam que a mensagem transmitida na novela afeta a imagem da categoria. Por essa razão, solicitamos que, nos próximos capítulos, a personagem corretora de imóveis transmita aos telespectadores uma postura profissional compatível com os padrões éticos da intermediação imobiliária.
Cumpre-nos, no entanto, ressaltar a veiculação de informações relevantes no mesmo capítulo, em que a personagem afirma que para ser corretora de imóveis “tem que fazer curso, estudar muito e ter registro”. Conscientes do importante papel das telenovelas como instrumento de informação e formação de opinião para milhões de brasileiros, entendemos que a Rede Globo de Televisão prestou um serviço de grande utilidade pública à população brasileira, trazendo importantes esclarecimentos sobre a profissão.
Ao finalizarmos, ratificamos o compromisso do Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Estado do Rio de Janeiro (Creci-RJ) de proteção permanente da sociedade, conscientizando-a da importância do papel exercido pela categoria dos corretores de imóveis.
Para esclarecimentos adicionais, estamos à disposição no telefone (21) 3514-1841, ou e-mail imprensa@creci-rj.gov.br.
Casimiro Vale
Presidente do Creci-RJ
|